terça-feira, 28 de julho de 2015

Entrevista- A Reinserção Profissional do Dependente Químico


Dra. Cíntia Schwab de Castro 
 terapeuta ocupacional 

Jornal Futura 








quarta-feira, 22 de julho de 2015

PL 7647/2010

Última Ação:

Data 
16/7/2015 - Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania  (CCJC) -  Parecer da Relatora, Deputada Gorete Pereira (PR-CE), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste, na forma dos Substitutivos da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e da Comissão de Seguridade Social e Família; e pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa dos Substitutivos da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e da Comissão de Seguridade Social e Família.


 Fonte:

sexta-feira, 17 de julho de 2015


segunda-feira, 13 de julho de 2015

X CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE

Data:15 e 16 de julho de 2015    
Local: Teatro Juarez Machado

Inscrições: até 14/Julho/2015 às 12hs




Informações Gerais sobre a Conferência de Assistência Social

Atribuição:
- a avaliação da política de Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ocorrendo no âmbito dos municípios, do Estado, do Distrito Federal e da União.

Público:
- aberta à comunidade, principalmente a pessoas ou instituições interessadas no aperfeiçoamento, implementação e consolidação da Política de Assistência Social, como os representantes governamentais e representantes da sociedade civil (entidades ou organizações de assistência social, representantes dos trabalhadores do SUAS, e usuários e organizações de usuários).
Para Hanelore Misfeld, vice-presidente do Conselho de Assistência Social de Joinville, a edição deste ano tem como "intuito avaliar o plano de metas de 2005/2015, que visava a construção e consolidação do SUAS sob o paradigma da Proteção Social, para buscar a universalização do acesso aos direitos socioassistenciais à população, reduzindo as vulnerabilidades e riscos sociais e pessoais por meio de um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social".  "É necessário o reconhecimento dos avanços e limites para que haja o compromisso com o futuro desta política visando à construção do novo Plano Decenal 2016/2026 e a  Conferência é importante por ser um espaço de discussão entre todos os sujeitos envolvidos com a Política de Assistência Social. É um momento de análise, proposição e deliberação em relação ao SUAS que temos e que queremos". 




Conselho Municipal de Assistência Social - Joinville/SC
Fones: (47) 3433- 5975
e-mail: cmasjoinville@gmail.com


Fonte: Dra. Beatriz Macali de Souza, terapeuta ocupacional da Secretaria de Assistência Social de Joinville e membro da Abrato-SC. 


sábado, 11 de julho de 2015

Papa Francisco

Vista a prisão mais perigosa da Bolívia em 10/Julho/2015.


O Papa argentino se apresentou como um homem perdoado por Cristo de seus pecados. Ele criticou o sistema prisional boliviano, e afirmou: 
“Reclusão não é o mesmo que exclusão”, afirmou Francisco. E continuou: “A reclusão forma parte de um processo de reinserção na sociedade. São muitos elementos que jogam contra este lugar: a lentidão da justiça, a falta de Terapia Ocupacional, políticas de reabilitação e a violência", concluiu.
Discurso na integra. 


Complexo penitenciário de Palmasola, Bolivia:
Capacidade: 800 pessoa
2015:mais de 5 mil, e 84% dos presos nunca foram julgados.

Em 2013, 35 pessoas, entre elas uma criança, foram mortas numa dessas brigas.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=e5yb2J4wOJY 
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/07/papa-visita-prisao-mais-perigosa-da-bolivia-e-ouve-denuncias-e-apelos.html

quarta-feira, 8 de julho de 2015

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - JLLE/SC

Tema: 

 “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”.

Joinville/SC, 24 e 25 de junho de 2015.

Registro de Participação 

Eixo I - Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e gerencial; 
 
Dra. Beatriz Macali Souza *
coordenação
Dra. Silvane Penkal *
painelista 

* terapeutas ocupacionais da Prefeitura de Joinville e membro da Abrato-SC.


A Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência divulgou o conceito de pessoa com deficiência adotada pela ONU e atualmente pela Lei de Inclusão – Estatuto da Pessoa com Deficiência, e ambas adotam a nomenclatura da OMS descrita na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF, fazendo uma transição entre o modelo médico e o modelo biopsicossocial onde as barreiras e facilitadores devem ser classificados durante as atividades e participações. As funções e estruturas do corpo devem ser classificadas, no entanto, integrado a todo contexto da pessoa com deficiência.












Fonte: Dra Silvane Penkal, terapeutas ocupacionais da Prefeitura de Joinville e membro da Abrato-SC.

domingo, 5 de julho de 2015

9º congresso Sul –Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

Envelhecimento, Sociedade e funcionalidade: Repensando metas e Práticas
02 a 04 de Julho de 2015
Centro de Convenções e Exposições Expoville – Joinville

O congresso abordou o tema envelhecimento, sob o olhar de dezenove espacialidades, ou seja, da multidisplinariedade. Sem dúvida o olhar em relação ao envelhecimento ganhou uma visão mais ampla, onde todos os profissionais têm uma responsabilidade, uma contribuição, propiciando assim um bem estar e qualidade de vida ao ser humano.
Algumas das áreas de conhecimento que participou do Congresso destacamos; além das especialidades como a Geriatria, Psiquiatria, Ortopedia, Neurologia e a Cardiologia. A comissão organizadora incluiu nas discussões as demais áreas do cuidar e pensar o idoso sendo elas: a Terapia Ocupacional, Enfermagem, Assistência Social, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista, Psicologia, Educação Física, Farmacêutico. Além destes profissionais, cujo foco principal é a saúde, encontramos também o administrador, jornalista, arquiteto, engenheiro, instrutor de tai-chi-chuan e o enólogo. O que definitivamente agregou novas e importantes informações na perspectiva do envelhecer com qualidade.
A Terapia Ocupacional no 9º congresso Sul-brasileiro de Geriatria e Gerontologia foi representada pelas terapeutas ocupacionais nas palestras:
Dra. Liliana Fenili: Em busca da reabilitação bem sucedida: contribuições da Terapia Ocupacional e
Como reabilitar no continuum das demências: aportes da Terapia Ocupacional; a
Dra. Silvane Penkal abordou o Atendimento do idoso que sofreu maus tratos e a
Dra. Vera Lucia Mendes Lehm com a Terapia Ocupacional e reabilitação da rizoartrose.
A Dra Fabiana Domeciano, representou a Abrato-SC no evento e destacou a importância destas palestras junto ao público, onde foi possível perceber o grande interesse  pela intervenção terapêutica ocupacional e seus benefícios. Destaca também que entre os congressistas, havia um bom número de terapeutas ocupacionais, e tal presença possibilitou a participação nos inúmeros grupos de discussão. Outra constatação é que os profissionais da Terapia Ocupacional vêm gradativamente integrando as equipe da gerontologia.
 A representante da Abrato-SC conclui sua observações, afirmando que o evento foi bastante positivo, pois na perspectivas dos diversos temas abordados, das múltiplas áreas envolvidas no estudo e prática junto a população idosa, foi ofertado novas perspectivas para a abordagem do envelhecimento. Parabéns aos organizadores pela qualidade do evento.  


Dra. Fabiana Domeciano, terapeuta ocupacional – Centro de Convivência do Idoso – ABEJ. Membro da Abrato-SC
CREFITO-10/14574 T.O.

Dr. Hercílio entre as terapeuta ocupacionais

terapeuta ocupacionais de Joinville e Região

Dra. Silvane Penkal

Momento de descontração nos stands

Dra. Vera Lehm (1ªesquerda)

Dra. Liliana Fenili

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Palestra


Fonte: Dra Silvane Penkal, terapeuta ocupacional