sábado, 29 de junho de 2013

Publicações para deficientes visuais - devem melhor segundo a ONU

Dados:
- dos livros publicados a cada ano no mundo, menos de 5% são disponibilizadas em formatos acessíveis para o público cego. Fonte: União Mundial de Cegos
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que existem mais de 314 milhões cegos e deficientes visuais no mundo, 90% dos quais vivem em países em desenvolvimento.
Leia na integra:

Novo tratado da ONU deve melhorar acesso a publicações para deficientes visuais

sexta-feira, 21 de junho de 2013


quinta-feira, 20 de junho de 2013

NOTICIAS


Audiência Pública convocada pel
Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) 
da Câmara dos Deputados – Brasília – DF

para trata da PL 7647/2010
(Regulamentação da profissão de terapeuta ocupacional) 
a ser realizada na última 
quarta-feira, 19/Junho/2013.

FOI ADIADA.
sem DATA definida para REALIZAÇÃO. 


Ato Médico
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (18), por votação simbólica, o projeto do Ato Médico (PLS 268/2002), que regulamenta a atividade médica, restringindo à categoria atos como a prescrição de medicamentos e o diagnóstico de doenças. A proposta, que tramita há onze anos e foi tema de 27 audiências públicas, segue agora para sanção presidencial.
  • FONTE: Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Violência contra a Pessoa Idosa

A Organização das Nações Unidas (ONU) institui 15 de junho como o dia
 mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Denúncias de crimes contra idosos acontecem através do Disque 100, telefone da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
2012: 21 mil denúncias.
 2011: 7 mil denúncias
Os crimes mais denunciados são:
Ø  Negligência e violência psicológica;
Ø  Abuso financeiro e econômico,
Ø  Violência física e o abandono.
Até 2020 seremos 40 milhões de pessoas acima de 60 anos. (IBGE)

-        A Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde declararam o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, visando sensibilizar toda a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. 
-        Política de Assistência Social, regida pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas/93) e concretizada pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) assegura proteção às pessoas idosas, contando com cobertura nacional da proteção social básica, com 7.607 Cras (Centros de Referência de Assistência Social); garantia da proteção social especial, com 2.155 Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), cobertura de 1.712.341 idosos, incluídos no Benefício de Proteção Continuada (BPC) e 393 mil Carteiras do Idoso emitidas.
-        Os Creas são espaços privilegiados de oferta de atendimento especializado a indivíduos e famílias em situação de violência, negligência, abandono, entre outras formas de violação de direitos. Conforme o Censo Suas 2010, 72% dos Creas oferecem atendimento especializado voltado para situações de violência (física, psicológica, negligência e abandono) contra idosos.
Vamos refletir sobre este e outros aspectos do envelhecer e as contribuições dos terapeutas ocupacionais no XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Terapia Ocupacional e Políticas Públicas: diretrizes, compromissos e ações de 13 a 16 de Outubro de 2013 em Florianópolis/SC.


Contamos com a sua participação. Acesse www.cbto2013.com.br.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Audiência Pública

terça-feira, 11 de junho de 2013

segunda-feira, 10 de junho de 2013

SEMINÁRIO REDE MULHER

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República responsável pela coordenação, implementação, monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em todo o território Nacional, prevê a criação de uma rede interligada de atendimento à mulher vítima de violência e de um diagnóstico destes casos nos municípios. 
No dia 07 de junho de 2013, as terapeutas ocupacionais Dra. Beatriz Macali Souza e Dra. Silvane Penkal do Serviço de Proteção Social Básica que trabalham no centro de convivência do idoso Eudócio da Silveira da Secretaria de Assistência Social do Município de Joinville/SC participaram do Seminário Rede Mulher, que ocorreu na plenária da câmara dos vereadores, com o tema reencontrando os técnicos, reconhecendo as práticas e redescobrindo o cotidiano do trabalho com famílias nos territórios e espaços da secretaria de assistência social.
Dra. Silvane Penkal apresentou as ações do terapeuta ocupacional no atendimento e cuidados domiciliar ás famílias no âmbito da política de assistência social, onde o profissional:
  • Atende e acompanha a família e o idoso de forma complementar nas suas diversas necessidades biopsicossociais, direcionando suas ações ao fortalecimento dos vínculos, potencializando a autonomia e promovendo o desenvolvimento de habilidades e potencialidades em caráter da função preventiva e proativa da família, 
  • Elabora parecer técnico e executa articulação com a rede de serviços, 
  • Realiza acompanhamento sócio-famíliar contribuindo na autonomia individual, familiar e social, maximizou-se a independência e autonomia, diminuição do stress familiar, melhorando o convívio e relações familiares, 
  • Proporciona ações que contribui para o resgate e preservação da integridade e a melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento da autonomia, redução de ocorrência de riscos sociais, melhorar na segurança e acessibilidade das pessoas com deficiências e idosos,  
  • Realiza orientação e conscientização em saúde mental, evitando stress físico e mental da família e do cuidador,
  • Promove vivencias intergeracionais, que valorizem as experiências e  desenvolvam autonomia e protagonismo social, reforçando os vínculos familiares e permanência no próprio domicílio, minimizando as situação de isolamento social.

O terapeuta ocupacional vem participando ativamente na construção das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social –SUAS.
Fonte: Dra Beatriz Macali e Silvane Penkal

Convidamos os terapeutas ocupacionais a refletir, discutir e ampliar a participação no SUAS  através das discussões que aconteceram ao longo do XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional – Terapia Ocupacional e Políticas Públicas: diretrizes, compromissos e ações em Florianópolis de 13 a 16 de Outubro de 2013, no Centro de Convenções Centro Sul. Outras informações no www.cbto2013.com.br.
Fonte: Comissão Organizadora do XIIICBTO.


terça-feira, 4 de junho de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA

LA OCUPACIÓN COMO MÉTODO DE TRATAMIENTO EN SALUD MENTAL

http://www.terapia-ocupacional.com/articulos/Ocupacion_metodo_tto_salud_mental.shtml

Pedro Moruno Miralles.
Doctor en Psicología. Diplomado en Terapia Ocupacional. Profesor Asociado de la Diplomatura de Terapia Ocupacional del Centro de Estudios Universitarios de Talavera de la Reina. Universidad de Castilla-La Mancha. Toledo - Espanha. 


Terapia Ocupacional


domingo, 2 de junho de 2013