segunda-feira, 28 de novembro de 2011

X Jornada Gaúcha de Terapia Ocupacional


X Jornada Gaúcha de Terapia Ocupacional
http://xjornadagauchadeterapiaocupacional.blogspot.com/

mais informações em CURSOS.

domingo, 27 de novembro de 2011

1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial


A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial etapa realizada pela Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC, ocorreu no dia 25 de novembro de 2011 em Joinville.

Eixos temáticos da conferência:

- Promoção da transparência pública e acesso a informação e dados públicos;
- Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;
- A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e o
- Diretrizes para a prevenção e o combate a corrupção.

Para cada eixo temático foi apresentado a contextualização do tema, conceitos relevantes, a indicação da legislação aplicável a um panorama do cenário atual, com seus desafios e possibilidades.

Palestra: “Corrupção: Origens e soluções”
Dr. Ricardo Paladino, Promotor de Justiça e Ex-coordenador da Moralidade Administrativa do Ministério Público de Santa Catarina
Esta palestra traçou uma co-relação entre a corrupção e suas conseqüências com a vulnerabilidade social e a criminalidade.
Destaque para as presenças:
Sr Carlito Merss, prefeitos de Joinville
Sr Vilmar Grosskopf, prefeito de Campo Alegre
Dr. Ricardo Paladino representante do ministério público
Dra Márcia Regina Brand Gomes, coordenadora da comissão organizadora da Consocial e Controladora Interna da Prefeitura Municipal de Joinville.
Almerize Verônica Leite, terapeuta ocupacional
Francielle Deluca Rosa, terapeuta ocupacional
Iocaris Breis Rech da Maia, terapeuta ocupacional

Laís Rebeca Alchini,terapeuta ocupacional
Luciana Hang Correia, terapeuta ocupacional


Silvane Penkal, terapeuta ocupacional
Conferência Estadual


Data: 14,15 e 16/Março/ 2012
Local: Florianópolis

Delegadas eleitas: as terapeutas ocupacionais Silvane Penkal e Luciana Hang Correia, representantes da Abrato-SC

Conferência Nacional:
Tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”

Local: Brasília
Data: 18 e 20 de Maio de 2012

Consulta Pública AVC


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Criciúma - "Câncer: a informação pode salvar vidas".

Criciúma - Para auxiliar os pacientes oncológicos na luta contra a doença, a Equipe Multiprofissional da Unidade Oncologia (Unacon) do Hospital São José desenvolve atividades complementares ao tratamento.

De 21 a 25 de novembro, é realizada a Semana "Câncer: a informação pode salvar vidas".
A programação é alusiva aos dias:
- 23/Novembro: Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil
- 27/Novembro: Nacional de Combate ao Câncer

São palestras de orientação geral, enfrentamento da doença, Nutrição, Terapia Ocupacional e manipulação de medicamentos. Conforme a psicóloga Fernanda de Souza, a equipe acredita que a informação pode salvar vidas e, por isso, organiza vivências e dinâmicas para orientar de forma recreativa.
DEPOIMENTO: Bastante emocionada por presenciar o filho de 10 anos cantando, Rosimeri Jordão, de Morro da Fumaça, disse que sentia uma alegria e vontade de viver, porque o garoto gosta de cantar. "A força maior que tenho é aqui e na Casa Guido. Em casa, chega um momento que ficamos desacreditados", desabafou a mãe. Ela acompanha o tratamento do filho há 11 meses, quando descobriu a doença a partir de uma virose.
A Equipe Multidisciplinar promove a assistência de vários profissionais aos pacientes e familiares da Unacon e Hemodiálise. O grupo é formado por psicóloga, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional e enfermeira, médicos, agregando ainda, nos casos específicos das demais clínicas, a fonoaudiologia e fisioterapia. As atividades da Semana Informativa ocorrem pela manhã, às 9 horas, e à tarde, às 15 horas.

Fonte: sulnoticias.com
Criciúma, Tubarão e Araranguá

domingo, 20 de novembro de 2011

Cuiabá: Projeto de Lei prevê terapeuta ocupacional nas varas da infância e juventude

Projeto de Emanuel Pinheiro (PR-Cuiabá) prevê terapeuta ocupacional nas varas da infância e juventude

Projeto de Lei proposto pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), autoriza o Poder Judiciário a incluir o terapeuta ocupacional nas equipes técnicas de atuação nas varas da infância e juventude, no Estado de Mato Grosso.

A matéria prevê que o terapeuta ocupacional avaliará a eficiência e a eficácia das medidas sócio-educativas no que diz respeito à internalização de valores laborais e outras atividades da vida diária.

Emanuel Pinheiro esclarece que as eventuais despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente e suplementadas se necessárias.

A profissão de terapeuta ocupacional foi regulamentada pelo Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969.
Para o deputado Emanuel Pinheiro, a profissão no processo de desenvolvimento, nesses 40 anos, representou e representa uma resposta às solicitudes da sociedade e, em razão disto, foi e continua sendo incorporada às Políticas Públicas de Saúde nas esferas Federal, Estaduais. A Terapia Ocupacional Social já se encontra inserida, por exemplo, em escolas, creches e presídios. De outro modo, do conjunto de serviços e ações que compõem as Políticas Públicas de Bem Estar Social.
De acordo com o parlamentar a Terapia Ocupacional é uma atenção humanizada que visa à Educação, Saúde, Trabalho e o componente Psicossocial. “A Terapia Ocupacional é uma profissão capaz de realizar diagnóstico e intervenção do desempenho ocupacional do indivíduo”, aponta Pinheiro.
O deputado republicano fala da importância da profissão em relação às medidas sócio-educativas. “A presença da Terapia Ocupacional como instrumento de diagnóstico e intervenção, por si só, promove, de imediato, a relativização das incapacidades, uma vez que o processo de reelaboração do desempenho ocupacional do jovem em conflito com a lei propõe e promove a reconstrução dos hábitos ocupacionais e novos projetos de vida”, ressalta Emanuel.
O parlamentar reforça que a presença da Terapia Ocupacional no conjunto de instrumentos de aplicação de medidas sócio-educativas é fundamental no processo de reintegração e construção de uma vida cidadã.

Fonte: O NORTÃO -  18/11/2011

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Abrato- SC convida os terapeutas ocupacionais a participarem da consulta pública sobre AVC



CONSULTA PÚBLICA Nº 07, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2011

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, torna pública, nos termos do artigo 34, inciso II, e artigo 59 do Decreto no 4.176, de 28 de março de 2002, minuta de portaria que institui a Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), bem como as diretrizes clínico-assistenciais sobre Acidente Vascular Cerebral no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto em apreço encontra-se disponível, também, no seguinte endereço eletrônico: http://www.saude.gov.br/sas.

A relevância da matéria recomenda a sua ampla divulgação, a fim de que todos possam contribuir para o seu aperfeiçoamento. Eventuais sugestões poderão ser encaminhadas ao Ministério da Saúde até 30 (trinta) dias a contar desta publicação, exclusivamente, para o endereço eletrônico: linhadecuidadoavc@saude.gov.br, especificando o número desta Consulta Pública e o nome do anexo no título da mensagem.

O Departamento de Atenção Especializada, da Secretaria de Atenção à Saúde, coordenará a avaliação das proposições apresentadas, elaborando a versão final consolidada da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC) para que, findo o prazo estabelecido, seja aprovada e publicada, passando a vigorar em todo o território nacional.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Curso de Terapia Ocupacional completa 25 anos

Muito dos avanços obtidos pela humanidade devemos a pessoas com visão empreendedora como foi o Sr. Guilherme Guimbala que na década de oitenta vislumbrou entre os muitos cursos da saúde a Terapia Ocupacional. Graças a esta visão de futuro a Associação Catarinense de Ensino ofertou em 1985 aos jovens de Joinville/SC uma nova opção de conhecimento e consequentemente a população um novo profissional e seus múltiplos conhecimentos.


Desde então muitos foram os mestres que passaram pela instituição, muitos jovens tornaram-se terapeutas ocupacionais PARABÉNS A TODOS que nestes últimos 25 anos construíram esta história de dedicação e trabalho a Terapia Ocupacional.

Vida longa ao curso de Terapia Ocupacional.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO

Em 7 de Novembro de 2011, ocorreu mais uma plenária do COFFITO e nesta oportunidade foi retirada do termo AVD de todas as Resoluções da Fisioterapia que estão sendo propostas, até que esta discussão seja feita pelo plenário do COFFITO e dos Conselhos Regionais. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes. Segundo a conselheira Dra. Carlene Borges, "tal atitude reflete a importância da participação da categoria nas decisões políticas a cerca da Terapia Ocupacional".


Abrato-SC considera fundamental manter a mobilização no entorno das AVD´s e de todos os saberes da Terapia Ocupacional.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

terça-feira, 1 de novembro de 2011